Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

 

História

Um breve relato da nossa história.

Igreja Batista Nacional de Vila Maria

Nossa história tem início em 21 de Outubro de 1990 quando dois grupos de cristãos evangélicos uniram-se para formar a Igreja Batista Nacional de Vila Maria. - IBNVM.


O primeiro grupo era a Igreja Batista Redenção, organizada em março de 1986 e pastoreada pelo Pr. Alexandre Malpichi. Alguns meses após a sua fundação a Igreja Batista Redenção passou a reunir-se no templo da Rua Henrique Leitão, 434 que na época restringia-se a um espaço de 10m² conhecido como a igrejinha da viela. Naquele lugar, por alguns anos, já haviam passado várias congregações.


Outro grupo, pastoreado pelo Pr. José Carlos da Silva, com o apoio do Seminário Batista Nacional do Estado de São Paulo e dos pastores Enéas Tognini, Paulo Oliveira e Rilves Nascimento formou em 1989 a Igreja Batista Nacional do Jardim Guança. Um grupo de aproximadamente trinta pessoas que estavam com o coração ardendo por uma igreja renovada e que se reunia em uma casa.


Em Dezembro de 1988 a Igreja Batista Redenção mudou seu endereço para a Rua Curuçá e no espaço da “igrejinha da viela” foi instalada uma congregação da Igreja Pentecostal Unida pastoreada pelo Pr. Cícero Nicolau. Em seu novo local de reunião a IB Redenção foi pastoreada pelo Pr. Davi F. Ortega até Fevereiro de 1990 quando passou a ser presidida pelo irmão José Ferreira de Araújo.


Nesta época a IB Redenção procurou a Convenção Batista Nacional do estado de São Paulo buscando apoio na busca de um novo pastor e enquanto isso, a IBN do Jardim Guança procurava crescimento e um local definitivo para instalar-se. Ao perceber a existência destas iniciantes igrejas tão próximas, a Convenção Batista Nacional de SP buscou aproximá-las para criar uma única Igreja Batista Nacional na região o que acabou por acontecer após algumas reuniões de oração e comunhão entres os irmãos e líderes da época.


Em 1990 o Pr. Cícero Nicolau iniciou seus estudos no SBTN-SP e ali manteve uma sólida amizade com os irmãos Pr. José Carlos e Belmiro Inácio que se formavam naquele ano. Desta amizade surgiu o convite para que as congregações da IB Redenção e da IBN Jardim Guança voltassem a se reunir na igrejinha da viela e ali consolidassem a IBN Vila Maria.


Durante alguns meses tivemos na igrejinha da viela uma experiência das mais ricas. Lá, três diferentes congregações reuniam-se para cultuar e servir ao mesmo tempo. O momento mais curioso era sem dúvida o do recolhimento dos dízimos e das ofertas. Era necessário separar muito bem a contribuição de cada membro para a sua respectiva congregação e todo culto isso requeria muita explicação.


Ao longo daquele ano os laços da IB Redenção e da IBN do Jardim Guança já estavam firmes e definidos e em 21 de Outubro de 1990 foi oficializada a união das duas congregações. Na ocasião manteve-se o nome da IB Redenção e transmitido o pastorado da Igreja ao Pr. José Carlos da Silva.
A alteração do nome para IBN Vila Maria ocorreu em 14 de dezembro daquele ano. Neste tempo o Pr. Cícero Nicolau já alimentava no coração o retorno à sua Igreja local e trabalhou para que a congregação da igrejinha da viela fosse assistida pelo Pr. José Carlos e desta maneira as três congregações acabaram por formar IBN Vila Maria.


Em 1992 foi adquirido o terreno da Rua Henrique Leitão e assim a IBN Vila Maria encontrou seu local definitivo e em Julho de 1995 o pastorado da IBN Vila Maria foi assumido pelo Pr. Belmiro Inácio da Silva.


Desde sua fundação a IBN Vila Maria vem se empenhando na execução da missão de pregar o evangelho, viver o amor de Cristo e fazer o bem. Nesta missão organizou duas Igrejas em Guarulhos e contribuiu com congregações da CBN na Bahia e no interior de São Paulo.


Em Abril de 1998 foi firmado com a Prefeitura de São Paulo o convênio que abriu a Creche Chácara Bela Vista no conjunto habitacional Singapura Chácara Bela Vista, Parque Novo Mundo. Com a direção da irmã e pedagoga Ana Rita Cunha Melo, a Creche Chácara Bela Vista I tem desenvolvido o trabalho de educação e cuidado de crianças e famílias da região sempre aprovada nas seguidas avaliações técnicas da PMSP.


Em Julho de 2000, após grande reforma, foi reinaugurado templo da IBN Vila Maria.
De 2002 até 2004 a IBN Vila Maria organizava o projeto “Moradia Provisória Vida Nova” que abrigava mulheres moradoras de rua para orientação e amparo na busca de reconstrução pessoal e familiar.


Também no ano de 2002, a IBN de Vila Maria apoiou e abrigou o pioneiro Projeto Beleza com Cristo, idealizado pelo Irmão Antônio Duarte, cedendo seu espaço durante três anos para as aulas profissionalizantes de cabelereiro e evangelismo, sendo que posteriormente o Projeto fora para um espaço maior que atendia melhor suas necessidades, e até hoje o Projeto vem dando frutos tanto na profissão de cabelereiro quanto na propagação do Evangelho.


No final do ano de 2012 o Pr. Belmiro Inácio da Silva, após 22 anos caminhando junto com a IBN Vila Maria e 17 anos a sua frente, sinalizou que em breve deixaria de exercer o pastoreio ali, o que deu início ao processo de sucessão pastoral, nos trazendo o Pr. José Ricardo Gonzales e sua família em 05/11/13 para ocupar o cargo de Pastor.


Pouco antes, em Janeiro de 2013, a IBN Vila Maria apadrinhou os Missionários José e Sandra Guerreiro, da Primeira Igreja Batista de Brasília, enviados naquele mês para Dili, no Timor Leste, a fim de evangelizar e consolidar novas igrejas locais.


Em 17/03/14 orgulhosamente a Creche Chácara Bela Vista I, administrada pela IBN Vila Maria, recebeu o Prêmio do Instituto da Cidadania Brasil – “13 Anos Construindo a Nação” em 1º lugar como Melhor Projeto de Cidadania 2013 na categoria de Ensino Infantil, e pelo ano de 2014 receberam o3º lugar no Prêmio Cidadania, bem como Menção Honrosa no Prêmio de Direitos Humanos promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo.Vale acrescentar que anualmente a Creche participa do Prêmio Paulo Freire, ocasião em que as escolas apresentam seus projetos anuais.


Ainda no ano de 2014 foram iniciados os Pequenos Grupos de Pastoreio, sendo inaugurado o do Parque Edu Chaves em 07/08/14 no lar dos irmãos Everaldo e Elisamar, bem como o de Vila Medeiros em 08/08/14, no lar dos irmãos Laércio e Isa, permanecendo com reuniões semanais de estudo da Palavra.
No ano seguinte, mais precisamente em 31/08/15, o Pr. José Ricardo Gonzales deixou o cargo de Pastor da IBN Vila Maria dando início a novo processo de sucessão pastoral, que nos trouxe em 10/04/16o Pr. Jofre Macnelli Aragão Costa e sua família, vindos da Igreja Batista Nacional em Planaltina-DF.

Nesse ínterim a IBN Vila Maria chegou ao Jubileu de Prata – 25 anos de história em 21/10/15, festejando na presença de diversos Pastores e Irmãos convidados, os quais fizeram parte de sua história.


Recentemente foi inaugurado mais um Pequeno Grupo de Pastoreio por iniciativa da Irmã Fabiana Felix em sua loja na cidade de Guarulhos, como meio de estudo da palavra e evangelismo.


Em todos estes anos, a IBN Vila Maria tem buscado cumprir sua vocação Bíblica e Renovada através do crescimento espiritual e pessoal de seus membros, a cooperação com as demais Igrejas Batistas e a fidelidade à Convenção Batista Nacional e seus órgãos.